5 CARACTERÍSTICAS DE CASAS SUSTENTÁVEIS

23/02/2020 Uncategorized

Os seres humanos e o ambiente em que vivem. Seria o mundo ideal pensar numa relação respeitosa, nesse, que é um lugar absolutamente comum a todos: o Planeta Terra. Porém, a relação unilateral, exploratória e abusiva do homem com a natureza gerou muitos estragos ambientais até aqui.

Em contrapartida, há uma grande parcela da sociedade preocupada e ativa nas discussões mundo afora a respeito de um futuro mais consciente com o nosso planeta. Ainda bem!

E parte dessa parcela é composta por engenheiros e arquitetos que, através da bioarquitetura, projetam e constroem casas, edifícios, parques, entre outros espaços, com um único objetivo: funcionalidade com redução de danos à natureza.

Neste artigo, vamos trazer cinco características de casas sustentáveis para você se surpreender e, claro, se inspirar. Confira:

Telhado Verde

Também conhecido como telhado ecológico, terraço jardim, ecotelhado e assim por diante, a técnica não é exatamente uma novidade, mas é atual e muito eficiente, por isso, indispensável na nossa lista.

Entre os inúmeros benefícios da construção, estão: diminuição da poluição e elevação da qualidade do ar; refrigeração do ambiente nas épocas de verão e temperatura amenas nos ambientes fechados durante o inverno; retenção da água da chuva, reduzindo os sistemas de esgoto, além de filtrar a sujeira dessa água. E a parte mais fofa: atrai pássaros, borboletas entre outras biodiversidades.

Ventilação Natural

Recurso natural, gratuito e renovável, o vento, devido a troca constante, mantém a qualidade interna do ar e reduz gastos com energia elétrica, como ar o condicionado, que consome muuuito.

Mas é necessário uma análise adequada do vento predominante na região escolhida para o projeto, pois a ventilação natural pode causar desconforto.

Materiais Reaproveitados

Pensado para causar o menor impacto ambiental possível, a utilização de madeira de reflorestamento e demolição, por exemplo, pode ser feita tanto na estruturação, nos revestimentos quanto na decoração; garrafas de vidros para criar vãos de luz.

Uma dica: explorar ao máximo a região do projeto para aproveitar os recursos locais, como a terra, vegetações abundantes, entre outros.

Painéis Fotovoltaicos

Mais um recursos renovável, o painel fotovoltaico ou Solar é compostos por células solares que captam a luz do sol (obviamente) e se transformam em eletricidade. Ou seja, a luz elétrica, o aquecimento da água, o funcionamento de eletrodomésticos são possíveis através dessa captação. Demais, né? No mercado existem diversos modelos, com formas de operação distintos entre si.

Gestão da água: Águas Cinzas ou de Reuso

Importantíssima ação contra o desperdício e sinônimo de economia, a água cinza é proveniente do banho, máquina de lavar roupas e lavatórios. Por possuir poucos resíduos, pode ser utilizada para descargas, lavagem de pisos, para regar plantas e outros. Um exemplo: numa lavagem de 10 quilos de roupa são utilizados aproximadamente 100 litros de água, volume suficientes para 16 descargas. Uau!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *