ARQUITETO E DESIGNER DE INTERIORES: QUAL A DIFERENÇA E QUAL PROFISSIONAL CONTRATAR PARA SEU PROJETO

08/01/2020 Móveis planejados

Ano começando e você está de casa nova ou reformando? Tem dúvidas de como será a decoração dos espaços? Para que você tenha o melhor resultado nesse quesito, é imprescindível a contratação de um arquiteto ou designer de interiores. Esses profissionais estão aptos a transitar por todos os processos que envolvem a decoração de uma casa, de forma rápida e objetiva e com o melhor custo-benefício.

Quem acha que o investimento é caro, se engana. Contratar um arquiteto ou designer de interiores deixa o projeto de decoração mais efetivo e econômico.

Mas quem contratar? Qual a diferença entre um designer de interiores e um arquiteto? Isso é o que explicamos para você a seguir.

DESIGNER DE INTERIORES

Segundo a ABD, Associação Brasileira de Designer de Interiores, para exercer a profissão, o Designer de Interiores qualifica-se em cursos Técnicos, Tecnológicos ou Bacharelados, ministrados por instituições de ensino reconhecidas pelo MEC – Ministério da Educação – ou Secretarias de Educação e ainda pode formar-se em Arquitetura, desde que tenha  cursado a disciplina de

Ainda segundo a ABD, o designer de interiores tem o papel de buscar soluções criativas, técnicas e esteticamente atraentes, que resultam em qualidade de vida, bem-estar e cultura para os usuários do ambiente. A mais importante refere-se à natureza do uso do espaço: moradia, trabalho, lazer, estudo, entre outros. Esse profissional considera fatores como estrutura do edifício, localização, respeito ao meio ambiente, contexto social e legal do uso do espaço.

Ele é responsável por adequar todas essas características à necessidade do cliente, através de uma metodologia sistemática, que engloba desde layout, até escolha de móveis e cartela de cores. Diferente dos arquitetos, os designers de interiores não estão autorizados a fazer mudanças estruturais nos ambientes.

No dia 12 de dezembro de 2016, a profissão de designer de interiores foi reconhecida nacionalmente por meio da lei 13.369.

ARQUITETOS

Segundo, o CAU/BR, Conselho de Arquitetura e Urbanismo, o arquiteto e urbanista é o profissional certo para transformar as suas necessidades e desejos em soluções espaciais, e construir ou reformar o seu imóvel. Ele tem uma formação única que o habilita a unir técnica, criatividade, funcionalidade e estética, deixando o seu imóvel mais agradável, ambientalmente sustentável e adequado às suas necessidades e ao seu orçamento.

Ainda segundo pesquisa divulgada pelo CAU/BR junto ao instituto Datafolha, 51% dos arquitetos brasileiros se dedicam a projetar plantas de edifício. Outros 41% se dedicam a gerenciar a execução de obras, construções e reformas. Quanto ao design de interiores, 29% se dedicam a decoração de ambientes internos.

Diferentemente dos designers de interiores, os arquitetos estão autorizados a fazer mudanças estruturais nos ambientes, assim como construir novos espaços e edifícios. Portanto, se você está reformando e deseja mudar o banheiro de lugar, por exemplo, um arquiteto é o profissional mais indicado para a tarefa. Caso seu objetivo seja apenas um melhor uso do espaço, seja funcionalmente ou esteticamente, o designer de interiores ou um arquiteto focado em arquitetura de interiores podem desempenhar a função.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *