Como deixar a cozinha planejada ainda mais prática

01/06/2018 Decoração

O jeito de organizar melhor a cozinha planejada é pensar em como os utensílios serão usados diariamente. Muitos sonham com a cozinha planejada, pois ajuda na praticidade do dia a dia e deixa o ambiente com o jeito do morador. Mas existem pequenos detalhes que necessitam de atenção para que haja funcionalidade e organização neste cômodo.

A melhor forma de organizar a cozinha é formando um layout de triângulo, colocando em cada uma das pontas a geladeira, a pia e o fogão. Mas por que isso afinal? Para formar um triângulo de trabalho, garantir mais conforto nesta área e deixar tudo a mão, principalmente se a distância total entre as linhas imaginárias da ligação da pia, geladeira e fogão não ultrapassarem seis metros.

Se isso não for possível, organize a cozinha deixando fogão e geladeira nas pontas e a pia entre elas, numa linha só.  Isso evita a proximidade do quente com o frio e permite poder acessar um equipamento sem ter que passar na frente do outro.

 

Pensando nos Móveis planejados

Os móveis planejados têm dimensões e padrões regulares. Se for optar por eles, lembre-se que eles têm alturas padrões que variam de empresa para empresa. Isso significa que se o móvel for modulado de 5 em 5cm, por exemplo, você vai ter que deixar uma medida múltipla de 5cm entre a pia e a base de alvenaria para que ele caiba certinho!

Olho nos eletrodomésticos

É importante consultar o manual do eletrodoméstico, já que além das medidas do equipamento é comum ter recomendação de espaços em volta deles para ventilação quando estão em nichos ou embutidos. Por exemplo, cooktops têm que ter uma distância  mínima abaixo da bancada que permita um vão livre para ventilação e isso varia de acordo com cada modelo.

Acessórios que ajudam

O jeito de organizar melhor a cozinha é pensar em como eles serão usados diariamente. Manter os armários organizados não é fácil, mas alguns acessórios e utensílios podem ajudar. Então, é necessário pensar na disposição dos utensílios, nas gavetas, nos nichos, nas portas e nas prateleiras.

Você pode optar por prateleiras de altura regulável e prateleiras estreitas, além de ganchos que vão organizar aquele espaço pequeno.Os porta-temperos, porta-toalhas, os gavetões para panelas, as divisórias para talheres e até porta-pratos para gavetas (sim, eles existem!) ajudam a organizar melhor os armários.

Divisórias e suportes internos ajudam na organização e otimização de espaço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *