Cozinha planejada ou cozinha modulada? Confira a diferença

Muita gente acha que se trata da mesma coisa, mas existe uma grande diferença entre as duas.  As cozinhas moduladas são compostas por elementos pré-fabricados em dimensões padronizadas.Essas cozinhas podem ser vendidas em conjuntos que incluem os mais variados módulos: armários, gabinetes, gaveteiros, cantoneiras, prateleiras, cristaleiras, garrafeiros, tampos…

Esses módulos também podem ser comprados isoladamente, para acoplar elementos adicionais em outros conjuntos. Os móveis de cozinhas moduladas podem parecer apresentar boa capacidade de adaptação em diferentes espaços. Porém, por ser um método que usa módulos fabricados num sistema padrão, a cozinha modulada não permite muita capacidade de personalização em termos de materiais de acabamento, design e outros elementos específicos.

Por exemplo, no caso de se utilizar eletrodomésticos embutidos, há de se tomar muito cuidado pois não existe universalidade das dimensões dos móveis modulados com a de todos os fabricantes de eletrodomésticos. Muitas vezes você pode ter gostado do design de uma cozinha modulada, mas aquele modelo não comporta o fogão cooktop que você deseja.

cozinha planejada de alto padrão Marel Santos

Cozinha planejada: a opção de personalização total do seu espaço.

cozinha planejada, por sua vez, tem um altíssimo grau de personalização dos móveis para o seu espaço. Ela é feita sob medida exata do espaço disponível na sua cozinha. Dessa maneira, permite-se muito mais criatividade na hora de bolar o seu projeto de cozinha.

É possível criar um design bastante arrojado e único, combinando livremente diversos materiais de revestimento na composição dos elementos da cozinha planejada de forma a deixá-la com uma cara autêntica, refletindo a sua personalidade. Cozinha planejada não desperdiça espaço. Aqui na Marel Santos acreditamos que não existe cozinha apertada, por mais compacto que seja o seu espaço. Nós mesmos já planejamos muitas cozinhas pequenas.

O que existe são cozinhas sem planejamento.

Com a vantagem de se trabalhar sob medida, é possível aproveitar todo centímetro quadrado de área disponível. Uma cozinha planejada não desperdiça nenhum espaço, o que não deixa sobrando aqueles “cantos mortos” que ficam inutilizados com a cozinha modulada.

Cozinha planejada : maior flexibilidade na escolha dos materiais

Cozinha planejada : maior flexibilidade na escolha dos materiais

Os materiais de revestimento dos seus móveis são impactantes na aparência geral que a sua cozinha terá. Com uma cozinha planejada você pode escolher diversos materiais para compô-la: revestimento dos móveis, tipo de puxadores, pedras para os tampos, áreas de transparência (vidro), etc.

Dessa forma a sua cozinha pode combinar muito mais com os demais móveis da casa, assim como com o piso, paredes e forro. Além disso, os materiais podem ser também de maior qualidade. Isso confere muito mais durabilidade para os móveis da sua cozinha.

Cozinha planejada permite espaço mais funcional e organizado

Cozinha planejada permite espaço mais funcional e organizado

Quando desenvolvemos um projeto de móveis planejados, nós levamos em consideração todos os hábitos que o cliente tem. Dessa forma nós podemos prever onde serão destinados os componentes para os diferentes usos na cozinha: onde estarão os pratos e talheres, onde estarão os mantimentos, onde estará a lixeira e itens de manutenção, se precisa destinar um espaço para freezer…

Esses aspectos devem estar alinhados com os costumes que o cliente tem no dia a dia. Por exemplo, dependendo do estilo de vida da pessoa, é interessante que se planeje um balcão mais alto, com banquetas, para uma refeição mais rápida. Com a cozinha planejada, você pode inclusive setorizar estrategicamente os eletrodomésticos embutidos. Por exemplo, pode concentrar fornos e microondas num único alinhamento vertical.

No caso de pessoas que gostam de receber amigos para fazer refeições, é interessante uma bancada central, com um cooktop e área de apoio para deixar petiscos para conversar com os amigos enquanto cozinha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *