Home Theater acolhedor e tecnológico

28/05/2018 Móveis planejados

A acústica é, sem dúvida, o ponto mais importante de um home theater. O que não significa que sua decoração deve ser deixada de lado. Muito pelo contrário, pois o local é área de convívio social; precisa ser funcional e bonito para uma experiência agradável. E tem mais…

O home theater é um ambiente versátil, que une descontração e entretenimento tecnológico, algo muito presente em nossas vidas atualmente. Ele pode ser utilizado também como sala de videogame ou, simplesmente, para assistir televisão, mas com qualidade bem superior.

Aliás, com o acesso cada vez maior à tecnologia, esta proposta vem substituindo a clássica sala de tevê. Mas é essencial atender a necessidades específicas de som, imagem, iluminação e decoração.

Para decorar bem um local como este, é preciso ter cuidado com o tamanho da tevê. Se ele não for condizente com a área disponível, a qualidade da imagem pode ficar comprometida. Aqui não vale a máxima quanto maior, melhor.

Acolhedor e tecnológico é este home theater de tons neutros e modernos. Tudo fica organizado com os grandes armários no padrão Laccato Camoscio Microtextura. Os gaveteiros suspensos valorizam a distribuição dos volumes assimétricos e destaca o acabamento da parede através da iluminação de LED embutida sob eles. O volume que emoldura o projeto é composto por painéis no acabamento Detroit, que parece fazer parte da estrutura da edificação.

Na prática, uma maravilhosa full HD, com seus milhares de pixels que otimizam a qualidade, pode ter efeito oposto. Ao olhar uma imagem deste tipo de perto, os pixels são vistos, causando desde uma dor de cabeça a problemas de visão com o decorrer do tempo.

Fora que um aparelho grande e próximo demais impede a visão das laterais da tela. Como se a pessoa estivesse na primeira fila da sala de cinema, sabe?

A decoração com home theater também requer uma disposição do aparelho que priorize principalmente o meio da sala, de preferência permitindo que os assentos fiquem em frente a ela, e não ao lado. Tevê voltada para a janela não é uma boa, uma vez que a luz pode prejudicar a visualização da imagem. Se não houver maneira de impedir isso, invista em cortinas com blackout.

Falando em iluminação, um ambiente com home theater necessita de luz amena. Por isso, o projeto deve incluir interruptor dimmer, que ajusta os níveis de claridade, balizadores, lâmpadas dicroicas estrategicamente posicionadas e até abajures.

É claro que decor deve unir estética e funcionalidade. Então, invista em sofás grandes, confortáveis, se possível retráteis, que permitam deitar ou sentar. Dê preferência aos tecidos de fácil limpeza. Afinal, o que não vai faltar é comida e bebida para acompanhar as sessões de cinema caseiras.

Complete a decoração com pufes graciosos, que servem de assento ou base para apoiar as pernas; acrescente almofadas, tapetes e quadros ou papeis de parede que remetam ao universo do cinema, para deixar seu home theater mais acolhedor e bonito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *