Móveis planejados e a decoração para sala de estar

02/08/2018 Móveis planejados

Os móveis planejados são sempre uma ótima opção para quem não quer perder nenhum cm² e aproveitar o mínimo de espaço disponível. Como atualmente os apartamentos tendem a ser cada vez menores, ter um móvel planejado é a escolha perfeita e ainda poderá ajudar na decoração para sua sala de estar.

Como a sala de estar é o ambiente mais importante da casa porque é ali que os moradores recebem suas visitas de familiares e amigos, é essencial dar mais atenção a esse cômodo e deixá-lo prático e funcional, de acordo com as necessidades de quem vive ali.

Móveis planejados e decoração para sala de estar

Móveis planejados e decoração para sala de estar

Analisando quem vive ali

Para que a decoração para sala de estar esteja perfeita não basta estar somente bonita aos olhos. É necessário que toda a decoração seja pensada no bem-estar da família que ali vive e analisar também seu perfil.

Famílias que gostam de ficar cada um em um quarto, na sua privacidade, não vão querer passar muito tempo na sala de estar, então seria melhor pensar mais na decoração do quarto deles do que na sala. Ou se são pessoas que não recebem tanta visita, não há porque colocar um sofá grande que receba tanta gente.

Por isso, antes de escolher os móveis planejados e também os outros móveis como sofás, armários e racks, analisem como é a vida dentro de casa, para assim saber traçar melhor o perfil e as vontades todos que moram com você.

Analisando o espaço

Além de analisar o perfil das pessoas que moram em uma casa ou apartamento, pense também no espaço disponível, para que a decoração para sala de estar seja o mais funcional possível.

Se a sua sala de estar é pequena, não tem cabimento colocar um sofá grande que ocupe praticamente o ambiente todo e que não dê nem para as pessoas circularem.

Pense assim: ambientes pequenos pedem móveis pequenos e, consequentemente, móveis planejados para aproveitar todo o espaço disponível. Ambientes maiores podem ter móveis grandes, desde que haja um motivo para tal escolha.

Decoração para sala de estar

Móveis Planejados

Em um primeiro momento, antes de ir atrás de um arquiteto ou loja de móveis planejados, pense em tudo o que gostaria de ter em sua sala de estar e também em tudo que conversamos até agora, no perfil das pessoas que moram na sua casa e no espaço disponível. Depois de feito isso é que você pensará como serão os móveis planejados. Pense nessas questões antes de fazer o projeto do móvel planejado da sua sala de estar para não ficar perdido na hora de fazer seu projeto:

– quero um armário ou um rack? Preciso de espaço para guardar livros e DVDs? OU só um rack é suficiente?

– que equipamentos quero ter na sala de estar? Se forem muitos equipamentos, pode ser que no rack não caibam todos.

– quero um rack ou armário com uma mesa para laptop para poder trabalhar?

– estilo desejado – algo mais minimalista sem muitos detalhes ou algo mais vintage, por exemplo.

– quero colocar um painel para esconder os fios dos eletroeletrônicos?

– quero um bar. Será que caberá na minha sala de estar? Existem bares prontos de vários tamanhos e modelos, mas pode ser que você queira um mais personalizado para poder colocar a quantidade de copos que quiser, por exemplo.

Uma dica: se você quer dividir sua sala de estar em dois ambientes, o móvel planejado só vem para agregar. Coloque um armário com nichos para separar os ambientes e ainda para ser útil para guardar livros e objetos de decoração.

Sofás

Se sua família ou você gosta de receber hóspedes e não há um quarto designado para tal, o ideial é comprar um sofá-cama e lembrar de deixar um espaço na sala para que o sofá-cama possa ser aberto sem que seja preciso mudar todo o layout do ambiente e arrastar móveis para lá e para cá.

Agora se você gosta de ver filmes no conforto de sua sala é legal colocar um sofá bem aconchegante, de preferência retrátil e também um home theater, para melhorar o som. Tapetes e cortinas também são bem-vindos para melhorar a acústica do local. Uma porta que barre os sons que vão para os outros cômodos da casa também são essenciais.

Centro de mesa ou mesa lateral

Se sua sala possui espaço e você não faz festas em casa com muita gente, um centro de mesa é bem-vindo deixará o ambiente mais aconchegante. Mas se não é esse o caso, deixe o centro de mesa para lá, pois muitas pessoas circulando na sala de estar não combinam com um centro de mesa bem no meio de um ambiente.

A mesa lateral é útil para colocar uma luminária ou ainda o telefone ou um vaso para enfeitar o sofá. Se ela não está no meio do caminho, não há problema algum em ter uma, mas não escolha uma mesa lateral que seja maior que a profundidade do sofá.

E cuidado com esses dois móveis se você tiver algum idoso morando com você, pois o risco de ele tropeçar neles é grande.

Objetos de decoração

Para que sua sala não fique sem graça, escolha alguns objetos de decoração para decorar sua sala de estar. Seja um quadro, um pôster ou uma escultura para pendurar na parede.

Invista também em vasos com flores para trazer alegria ao ambiente e também em luminárias. Coloque cortinas, tapetes, almofadas e mantas para tornar o ambiente mais aconchegante, além de velas para tornar o ambiente mais especial. Decorar a casa é algo muito prazeroso e divertido, mas é preciso planejamento para que o ambiente possa ser bastante aproveitado por todos e por muito tempo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *