Quarto do adolescente: decorando com personalidade

16/04/2018 Móveis planejados

Quando estamos planejando uma decoração para quarto de adolescentes com móveis planejados, é essencial que nos perguntemos em primeiro lugar: de que maneira a decoração pode refletir a personalidade do jovem? Sabemos que a adolescência não é uma fase fácil, repleta de descobertas e autoconhecimento. Este período pode ser um tanto delicado, já que representa uma forte transição da infância para o início da vida adulta.

Pensando nisso, no post de hoje, vamos ajudar você a decorar o principal ambiente em que o jovem vivenciará essas intensas mudanças: o seu quarto. Que tal decorá-lo de forma a deixar o adolescente mais à vontade e confortável durante esse processo desafiador?

 

1. Respeite a privacidade dos adolescentes em seu quarto

Crie um espaço bastante confortável para que o adolescente vivencie esta fase de mudanças. Sabemos que muitos fazem de seu quarto um tipo de refúgio. Ou seja, o quarto precisa oferecer uma série de comodidades: é lá que os adolescentes vão descansar, usar o computador, estudar para provas e receber os colegas.

Por isso, é importante que você respeite este momento de autoconhecimento dos jovens, evitando invadir a sua privacidade. Sendo assim, a decoração tem muito a proporcionar para os adolescentes, já que ela refletirá seus gostos e proporcionará um ambiente confortável para que ele desempenhe suas tarefas do dia a dia. 

Quarto do adolescente: decorando com personalidade

2. Planeje as cores

Tire proveito da liberdade que a fase da adolescência proporciona! Sendo assim, use da ousadia na hora de planejar as cores. Você pode optar por uma combinação com um toque clássico ou por combinações mais arrojadas. Utilize cores em vários locais ou em apenas uma parede, em um canto ou nas roupas de cama.

Cores vivas e vibrantes

Se o adolescente prefere cores alegres e vivas, invista em cada uma delas, utilizando-as em cada parte do quarto. Seguindo ainda esta linha, opte por elementos e cores positivas e vibrantes, que deixem o jovem mais animado, alegre e com energia.

Uma boa ideia é utilizar estas cores nos tapetes, paredes ou quadros, criando novas composições interessantes. Você também pode criar muita vida espalhando cores por todos os cantos: mesas, luminárias, almofadas e muito mais.

 

Tons escuros

No entanto, se a preferência for para as cores mais escuras, também não há problema. Invista em tons mais escuros para as paredes e crie um belo contraste com os móveis e objetos de cores fortes.

Papéis de parede

Em quartos com tons muito claros, vale a pena investir em paredes mais ousadas, com cores diferentes, quebrando a monotonia. Uma ideia é pintar com cores diferentes uma ou duas das paredes. Pode ser muito interessante também utilizar cores vibrantes nas composições mais joviais.

Você já considerou utilizar papéis de parede além das pinturas convencionais? Isso pode garantir ainda mais vida ao revestimento vertical do quarto e ao ambiente como um todo. Outra possibilidade é revestir as paredes com tecido estampado. No caso de algumas garotas, um padrão floral pode ser muito interessante para criar charme no local.

MÓVEIS PLANEJADOS DE ALTO PADRÃO EM SANTOS. CONSULTA A MAREL SANTOS

O dormitório do rapaz ganhou padrões nobres e cores modernas. A cabeceira da cama foi idealizada no padrão Wolke de 18 mm, que combina perfeitamente com os painéis e paredes em padrão Corten. Para a mesa de estudos, a cor sóbria do amadeirado Durham (50 mm) foi a escolhida. A sofisticação do Laccato pode ser vista no roupeiro na cor Nero High Gloss e nos demais armários na cor Marino Microtextura, ambas com 18 e 25 mm.

 

3. Escolha uma cama bastante aconchegante

Não se esqueça da protagonista da decoração na hora de planejar o quarto de adolescentes: a cama!Recomendamos que ela seja bastante confortável e aconchegante. Assim, os jovens poderão descansar bastante após um longo dia de estudos.

Não tenha medo de ousar nas roupas de cama! Por exemplo, uma cama com tons escuros combina perfeitamente com objetos coloridos e artísticos, deixando o ambiente divertido e leve.

Camas futon também são ótimas ideias, já que podem servir como sofá para acolher os amigos de dia. Receber amigos é muito bom! Não deixe de reservar um cantinho para acomodá-los quando eles passarem a noite na sua casa. Um beliche pode cair como uma luva, neste caso. Outra ideia positiva é deixar uma cama extra, debaixo da cama principal.

Quarto do adolescente: decorando com personalidade

4. Invista em uma decoração compatível com os gostos do adolescente

Hoje em dia, dificilmente os jovens vão querer encher seus quartos com bichinhos de pelúcia, personagens de desenho animado ou estampas infantis nas roupas de cama. No entanto, isso não significa que você não pode comprar um lustre moderno ou um globo de neve para seus filhos.

A decoração do quarto do adolescente deve acompanhar essa transição entre a fase infantil para a adulta. Tal transição pode ser um tanto desafiadora, mas está longe de ser o fim do mundo, desde que você priorize por decorações que sejam compatíveis com os gostos do jovem.

O segredo está em decorar o quarto misturando diferentes aspectos da vida do adolescente, respeitando suas preferências particulares

5.Crie espaços que estimulem a criatividade

Nesta fase cheia de estudos e desafios, a criatividade precisa ser estimulada constantemente. Por isso, lembre-se de um elemento essencial: o local de estudos.

Criatividade e estudos

Um bom espaço de estudos deve estar compatível com o estímulo da criatividade dos adolescentes. Por exemplo, para espaços menores, alguns quartos contam com bancadas embutidas ao lado da cama, servindo de escrivaninha.

Para espaços mais amplos, uma boa ideia é utilizar uma escrivaninha grande que suporte livros, computadores, calculadoras e outros materiais de estudos. Dê uma atenção especial para uma cadeira bastante confortável! Ela é um item essencial para que a coluna dos adolescentes não seja prejudicada após muitas horas de estudos.

Lousas e quadros-negros

Quando falamos em criatividade para quartos de adolescentes, uma parede de lousa pode cair muito bem. Transformar uma parede em um grande quadro-negro, usando tinta ou um adesivo especial, é uma ideia simples que permite que o adolescente solte a sua criatividade.

Que tal um armário com portas que imitam um quadro-negro? Essa é outra ideia de personalização para os quartos de jovens que gostam de desenhar.

Objetos estimulantes

Escolha objetos que estimulem a criatividade. Podem ser objetos que tragam boas lembranças, souvenirs de viagens, canecas divertidas, porta-retratos que representem boas memórias… Abuse das opções e das cores sem medo de reaproveitar materiais que definam bem a personalidade do adolescente.

Porém, caso esteja faltando espaço para guardar ou organizar os objetos favoritos de seus filhos, instale alguns nichos coloridos na parede! Eles podem suportar livros, enfeites arrojados.

6. Planeje os móveis do quarto de adolescentes

Quando seus filhos eram crianças, os quartos deles provavelmente contavam com móveis menores. Porém, com a adolescência, a tendência é que a mobília tenha que ser trocada por móveis de tamanho adulto.

Além da mobília básica (como cama, cadeiras, escrivaninhas e armários), outros móveis podem garantir um visual descontraído e jovial. Preencha o espaço com poltronas de design inovador e moderno, por exemplo.

Finalize com acessórios que contribuam para uma decoração personalizada! Além dos enfeites, almofadas e objetos têxteis decorativos, pense em painéis de fotos, prateleiras espaçosas, espaços que comportem TV, sistema de som e outros acessórios, de acordo com a preferência dos jovens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *