Conheça os benefícios da arquitetura sustentável e como aplicar

15/07/2019 Uncategorized

arquitetura sustentável ganhou destaque no final do século XX e, atualmente, demonstra-se como uma opção repleta de benefícios para diversos projetos.

Para saber mais sobre o que é arquitetura sustentável e suas principais vantagens, siga a leitura!

ENTENDA O QUE É E COMO SURGIU O CONCEITO DE ARQUITETURA SUSTENTÁVEL

A arquitetura sustentável se caracteriza como uma forma diferenciada de conceber projetos de arquitetura de forma sustentável, com otimização dos recursos naturais para minimizar  o impacto ambiental dos edifícios sobre o meio ambiente e seus habitantes.

De acordo com o portal eCycle, o conceito de arquitetura sustentável  entrou na pauta dos arquitetos após a Crise do Petróleo, dada na década de 1970, amenizando a utilização de energia e procurando novas formas de utilizá-la. Após o término da crise, o conceito não sumiu, pois a tendência de levar a sustentabilidade cada vez mais a sério só evoluiu a partir de então.

Ao final da década de 1980 e início da década de 1990 a arquitetura sustentável ganhou mais força, já que o conceito de sustentabilidade passou a ser mais discutido pelos órgãos internacionais e a busca por alternativas mais econômicas e sustentáveis na construção civil se intensificou.

Para que a arquitetura sustentável tenha resultados efetivos, ela deve seguir princípios como:

  • A adequação do projeto ao clima do local, minimizando o consumo de energia e otimizando as condições de ventilação, iluminação e aquecimento naturais.
  • A atenção para a orientação solar adequada, evitando a repetição do mesmo projeto em orientações diferentes.
  • O uso de coberturas verdes, como os ecotelhados, por exemplo.
  • Evitar sempre o uso de materiais químicos prejudiciais à saúde humana ou ao meio ambiente, como amianto, CFC, HCFC, formaldeído, tratamento de madeira com CCA, entre outros.
  • A redução dos resíduos e disposição adequada, promovendo a reciclagem e reutilização dos materiais.
  • A utilização de energia solar fotovoltaica, com possibilidade de injetar o excedente na rede pública.
  • Prever coleta e utilização de águas pluviais.
  • O Tratamento adequado de esgoto no local e, quando possível, o uso de banheiro seco.

POR QUE ADOTAR A ARQUITETURA SUSTENTÁVEL?

De acordo com o Conselho Internacional da Construção (CIB), a construção civil é o setor de atividades humanas que mais consome recursos naturais e utiliza energia, gerando consideráveis impactos ambientais.

Assim, pelo menos metade dos resíduos sólidos gerados pelo conjunto das atividades humanas vêm, provavelmente, da construção. A arquitetura sustentável surge para minimizar esses impactos.

A arquitetura sustentável reduz a produção dos resíduos das cidades, pois são separados para que ocorra a reciclagem correta, além de desenvolver  a consciência ambiental, a salubridade e o bem-estar.

O Índice de Sustentabilidade Empresarial é também um dos motivos pelos quais grandes empresas adotam a arquitetura sustentável. A iniciativa, pioneira na América Latina,  tem por objetivo criar um ambiente de investimento relacionado com as demandas de desenvolvimento sustentável e estimular a responsabilidade ética das corporações através de boas práticas empresariais.

Criado  pela Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), em parceria com outras entidades, o Índice oferece aos investidores uma opção de carteira composta por ações de empresas que apresentam reconhecido comprometimento com a sustentabilidade empresarial  e a responsabilidade social corporativa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *