COMO PROJETAR UMA COZINHA PEQUENA

17/07/2019 Móveis planejados

Projetar uma cozinha pequena pode parecer um desafio, mas algumas dicas e informações importantes podem ajudar você nessa tarefa.

Quando o ambiente destinado à cozinha é pequeno, é preciso desenvolver soluções práticas e criativas. Assim, é possível ter uma cozinha pequena não apenas funcional, mas bonita e aconchegante. Veja nossas dicas:

COMO PROJETAR UMA COZINHA PEQUENA BEM ILUMINADA

A iluminação é fundamental na cozinha, tanto para deixá-la funcional, quanto para aumentar a sensação de espaço. Cozinhas escuras ou mal iluminadas parecem menores do que realmente são.

A dica é usar lâmpadas com cores mais quentes e fugir das lâmpadas brancas e frias. Distribua os pontos de iluminação de acordo com o espaço. Coloque uma peça longa no centro e na extensão de toda a cozinha. Depois, pontue com luminárias mais focadas, acima da bancada de trabalho ou da mesa de refeições. Não esqueça de adicionar fitas de led nos armários planejados, nichos e prateleiras. Elas darão um toque acolhedor e charmoso.

COMO PROJETAR UMA COZINHA PEQUENA

 

COMO ESCOLHER ELETRODOMÉSTICOS E ACESSÓRIOS NA MEDIDA IDEAL

Um erro muito comum, ao se pensar como projetar uma cozinha pequena, é escolher eletrodomésticos grandes demais. O refrigerador é o item que mais ocupa espaço na cozinha. Portanto, ele deve ter tamanho proporcional à área desse ambiente. Cuidado com a profundidade, que pode diminuir em muito a passagem, e também com a altura, que pode pesar no visual. Ao escolher a geladeira, procure modelos que aproveitem bem o espaço interno.

Outra dúvida é a escolha entre fogão ou cooktop mais forno elétrico. Em termos de espaço, ambas as escolhas ocupam a mesma área. Mas a opção de forno separado pode dar mais flexibilidade na hora de posicionar os eletros e os armários. Se a cozinha tiver espaço para uma coluna onde se pode acomodar o forno, e também o microondas, ela fica mais funcional com essa escolha. E um conjunto de armários ou gavetões para panelas pode ser colocado abaixo do cooktop.

 

 

Uma dúvida muito comum é onde posicionar o microondas. Se você não tiver espaço para a coluna de fornos, como já mencionamos anteriormente, a melhor solução é criar um nicho suspenso para esse item. Assim você libera espaço de bancada para trabalho. Só tome cuidado para posicionar o microondas em uma altura que fique na altura da sua visão, a fim de evitar acidentes com pratos quentes.

 

COMO PROJETAR UMA COZINHA PEQUENA

COMO PROJETAR UMA COZINHA PEQUENA BEM ORGANIZADA

Espaços pequenos sempre pedem organização. E nada melhor que uma marcenaria bem planejada para atender esse quesito.

A marcenaria planejada consegue ocupar todos os espaços e cantos, além de ser feita sob medida para os eletrodomésticos e acessórios culinários.

Gabinetes, prateleiras, nichos e armários até o teto são soluções infalíveis para guardar louças, panelas, copos, eletroportáteis e até alimentos, desde que ocupem todo o espaço disponível de forma harmônica e organizada.

 

 

Na decoração moderna, os armários com portas foram substituídos por gavetões, que acomodam bem alimentos e panelas e permitem uma visualização melhor de tudo o que está armazenado. Eles também alongam o visual da cozinha, aumentando a sensação de espaço.

COMO ESCOLHER AS CORES DA COZINHA PEQUENA

Cozinhas claras aumentam a sensação de espaço. Dessa forma, apostar no branco é uma forma de acertar ao se pensar em como projetar uma cozinha pequena.

Use branco nas bancadas, na marcenaria e nas paredes. Mas fuja dessa cor para o piso, para evitar que a sujeira apareça demais. Para o piso, prefira revestimentos de tom médio, como o cinza, e preferencialmente mesclados, que escondem mais a sujeira. Evite pisos muito escuros para não fechar o ambiente.

Mas isso não quer dizer que a cozinha deve ficar sem graça. Cores e materiais diferentes podem ser usados em detalhes como frontão (aquele acabamento que vai acima das bancadas) e em nichos e prateleiras.

COMO PROJETAR UMA COZINHA PEQUENA

COMO PROJETAR UMA COZINHA PEQUENA USANDO BANCADAS LONGAS

As bancadas são um elemento determinante quando se pensa em como projetar uma cozinha pequena. Quanto mais longas, maior a sensação de espaço do ambiente.

Dessa forma, se o espaço permitir, aposte em uma única bancada avançando até a área de serviço. Essa peça terá a cuba e o tanque embutidos, e pode ser separada nos dois ambientes por divisórias de vidro ou madeira.

Outro ponto importante é o material escolhido para as bancadas. Quanto mais liso  o material escolhido para ela, mais leve ficará o visual do ambiente, ampliando o espaço. Dessa forma, evite os granitos escuros e manchados. Apesar de práticos e resistentes, eles devem ser usados em ambientes maiores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *